Copyright © Blog da Turma do 3º ano
Design by Dzignine
sábado, 20 de setembro de 2014

Filosofia, para quê?


Quando nos damos conta do mundo que nos cerca e as resposta as questões já não nos satisfazem mais ou quando nos damos conta da quantidade de questões ainda sem resposta inicia-se o nascimento do espírito filosófico em cada individuo, mas não basta estar inconformado com a fragilidade das repostas dada para explicar os fenômenos que ocorrem a todo tempo ao nosso redor é necessário dar voz ao espírito que nos instiga a pensar. O contado das ideias com o mundo exterior irá valida-la como verdadeira.
A Filosofia é útil na construção do pensamento válido, sem desmerecer as demais ciências, mas a Filosofia cuida das questões base e primárias, ficando a cargo das demais ciências as questões secundárias e é possível arriscar a afirmação de que a Filosofia é a mãe das ciências.
 (CHAUI, 2005) A Filosofia é a arte do bem viver ou da vida correta e virtuosa.

Por se tratar de uma ciência bastante teórica muitas vezes não é dada a importância devida a Filosofia, mas é ela que deu origem as demais ciências que aos poucos foram se dividindo e cada uma delimitou seu campo de estudo. Podemos afirmar que é conhecendo as bases que teremos uma real dimensão do que seria o todo e seus componentes. A definição exata de por que da Filosofia seria dificultoso devido a sua dimensão, mas testemunhamos inúmeras vezes no nosso dia a dia a influência, nos modos de Governo, na formação da consciência moral do individuo onde a Filosofia cria conceitos e limites. Hoje passamos por uma crise moral e de identidade e se isso acontece e por falta de uma maior aplicabilidade dos conceitos criados pela filosofia.

0 comentários:

Postar um comentário