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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Modelo do projeto

Tema do projeto

“As novas tecnologias no desenvolvimento da oralidade.”

1-Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
Todos nós sabemos que só a pouco tempo o desenvolvimento da língua oral dos alunos passou a integrar nas responsabilidades da escola , pois só recentemente a Lingüística e a Pedagogia reconheceram a língua falada, de importância fundamental na vida dos cidadãos.E agora está incorporada nos documentos oficiais de orientação curricular.Então é justo e necessário respeitar esses usos e os cidadãos que os adotam e proporcionar aos alunos o domínio da variedade linguística esperada e mais aceita em muitas práticas valorizadas socialmente. É fundamenta para o desenvolvimento dos nossos alunos o trabalho com os gêneros textuais orais,mas infelizmente isso nem sempre acontece pois alguns educadores ainda têm dificuldades de trabalhar os gêneros orais de forma prática e objetiva e muitas vezes trabalham a teoria de forma suscinta, apenas em sala de aula ,e isto contribui para que os nossos alunos tenham dificuldades de apresentar um trabalho, de se apresentar em público etc. Acredito que a falta desse trabalho com os alunos, prejudica não a sua vida escolar, mas a sua vida em sociedade, pois observo que até mesmo nós professores temos essa dificuldade de falar em público. Então partindo desse princípio procurei desenvolver um projeto que usasse as novas tecnologias para ajudar aos alunos a vencer essa dificuldade, proporcionando maior segurança e espontaneidade na hora de dar respostas, opiniões, sugestões pertinente nas discussões abertas em sala de aula, falando de modo a serem entendidos, respeitando colegas e professores e sendo respeitados por eles, assim como também se apresentar em outras instituições sociais.

2. Objetivo principal
Contribuir para que os alunos possam desenvolver formas de participação consideradas adequadas para os espaços sociais públicos.
3. Objetivos específicos
(i)Refletir sobre a importância do trabalho com a linguagem orla e a escrita na escola, reconhecendo-as como formas de interação;
(ii)Conduzir atividades práticas com a linguagem oral, por meio do reconhecimento da estrutura e forma de organização de diferentes gêneros textuais da oralidade;
(iii)Preparar os alunos para as exposições orais que a vida exige;
(iv) Reconhecer a importância das novas tecnologias nos trabalhos desenvolvidos com os gêneros orais;
(v) Usar a língua falada em diferente situações escolares , buscando empregar a variedade linguística adequada;
(vi) Planejar a fala em situações formais;
(vii)Trabalhar a oralidade, enquanto gênero textual, em função de uma dada situação de interação;
(viii) Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

1. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
• Gênero textual seminário
• Gênero textual entrevista
• Gênero textual palestra
• Gênero textual debate regrado

Ciências
• Educação sexual
Arte
• Música –A relação entre música e religião.

Geografia
• A tragetória das políticas indigenistas no Brasil
• A sociedade do consumo e as vantagens da reciclagem de materiais .

Atividade Final

Para a conclusão das atividades os alunos irão expor no pátio da escola todo o material produzido durante a execução do projeto .

Plano de Realização

5. Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de execução das
ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e subprodutos esperados):

Ação 1
Descrição: Trabalhar o gênero textual seminário e depois promover um seminário em sala de aula sobre o conteúdo a relação entre música e religião.
Objetivos:
Reconhecer as características do gênero textual seminário;
Revelar a estreita relação entre música e religiões .
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos:O professor de Língua e Portuguesa e Arte e os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Subproduto: Espera-se que os alunos no término das atividades os alunos sejam capazes de produzir adequadamente um seminário.

Ação 2
Descrição:Trabalhar o gênero textual entrevista e preparar uma entrevista sobre o tema Educação Sexual
Objetivos:
Reconhecer as características do gênero textual entrevista;
Entrevistar um profissional da área de saúde.
Tempo previsto:04 aulas
Atores envolvidos:O professor de Língua portuguesa, o professor de Biologia ,um médico e os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Subproduto:Espera-se que no final desta atividade os alunos sejam capazes de reconhecer as características do gênero textual entrevista, de como se portar diante do entrevistado e como planejar uma entrevista.

Ação 3:
Descrição:Trabalhar o gênero textual palestra e preparar uma palestra sobre o tema A sociedade do consumo e as vantagens da reciclagem de materiais , para apresentar para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
Trabalhar o gênero textual palestra;
Preparar uma palestra sobre A sociedade do consumo e as vantagens da reciclagem.
Ministrar a palestra para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto: 06 aulas
Atores envolvidos: O professor de Língua portuguesa , o professor de História e os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Subproduto: Espera-se que no final desta atividade que os alunos reconheçam as características do gênero textual palestra e saibam como ministrar o planejar uma palestra.

Ação 4:
Descrição:Trabalhar o gênero textual debate regrado e organizar um debate sobre o tema Os princípios éticos da publicidade.
Objetivo:
Reconhecer as características do gênero textual debate regrado;
Debater os princípios éticos da publicidade .
Tempo previsto:04 aulas
Atores envolvidos: O professor de Língua portuguesa, Os princípios éticos da publicidade e o coordenador do laboratório de informática.
Subproduto:Espera-se com estas atividades que os alunos sejam capazes de participar e conduzir adequadamente um debate.

6. Tempo total de realização do projeto
O projeto será realizado em 16 aulas de uma hora .

7. Material e suporte necessário
Livros e revistas para pesquisa
Computador e internet
Televisão e dvd
Câmara fotográfica e filmadora
Caixa amplificadora e microfone
Data show

8. Fontes de pesquisa
1-http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos
Dal Molin, Beatriz Helena. Tessitura de linguagens nas séries iniciais: o fazer pedagógico como acontecimento /Beatriz Helena Dal Molin e Terezinha da Conceição Costa-Hubes.Ponta grossa:UEPG/CEFORTEC,2006

http://veja.abril.com.br/

Pró-Letramento:Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem.-ed.rev. e ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

PCNS -Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio- Ministério da Educação


9.Avaliação

O projeto será avaliado de forma contínua através da análise de registros escrito, filmado e fotografado de todos os conteúdos trabalhados para rever se foram alcançados os objetivos propostos.

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